Educação inclusiva?

A taxa de cobertura da Ação Social Escolar (ASE) no ensino obrigatório é mais baixa entre os alunos do ensino secundário

Aumento exponencial de alunos de nacionalidade estrangeira 

O número e proporção de alunos de nacionalidade estrangeira no sistema educativo aumentou de forma exponencial nos últimos cinco anos. Essa expansão de diversidade não se limitou às principais áreas metropolitanas, difundindo-se por regiões suburbanas alargadas e municípios de menor dimensão. 

Vila do Bispo é o concelho com a maior proporção de alunos de nacionalidade estrangeira

Foi reforçada a abrangência dos instrumentos de apoio a alunos com necessidades educativas específicas (NEE)

O sistema educativo português tem vindo a alargar o alcance das medidas de apoio dirigidas a alunos com dificuldades de aprendizagem, num movimento que se intensificou entre 2020/21 e 2022/23. Este reforço decorre em parte da aplicação do Decreto-Lei n.º 54/2018, que introduziu uma nova abordagem centrada na identificação e superação de obstáculos à inclusão, independentemente da existência de diagnóstico formal.

Diversificação ou segregação de percursos formativos?

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